Belchior

No início do mês passado, escrevi um pequeno ensaio em que falei que minha vida anda parecendo várias músicas do Belchior.

E hoje pela manhã, fico sabendo da triste notícia de seu falecimento, aos 70 anos, provavelmente de causas naturais, na cidade de Santa Cruz do Sul – RS, onde estava vivendo no anonimato há poucos anos.

Não vou aqui falar sobre os porquês dele ter escolhido sumir da exposição midiática, de não realizar shows, de se “exilar” por estas bandas daqui do Sul. Isso eu deixo para aqueles que conseguiram manter algum contato com ele nesse anos.

Vou aqui é engrandecer um dos maiores cantores e compositores que este país já conheceu. De canções que até hoje fazem sentido na vida de muitas pessoas que se identificam com as mesmas.

Na verdade, sempre ouvia suas músicas eventualmente nas rádios e em algumas trilhas de programas televisivos. Mas muito pouco, perto do que viria a conhecer depois que saí de São Borja para estudar, há 15 anos. E aí que pude entender o sentido de suas letras. Digo isso, pois Belchior, para fazer sucesso, saiu de sua terra, o Ceará, e veio para a região Sudeste, onde era o centro de difusão musical do Brasil. E muitas de suas letras falam justamente sobre a vida longe de seu local de origem.

Os discos “Alucinação” (1976) e “Coração Selvagem” (1977) eu os considero como os seus melhores, no final eu coloco um link aqui pra vocês escutarem. Há outras canções que, só de ouvir a introdução, já transmite muita emoção, como “Tudo Outra Vez”, “Paralelas”, dentre outras inúmeras, que fazem a gente refletir sobre a vida e o cotidiano.

Vale a penas vocês darem uma pesquisada na obra desse genial cantor e compositor. Vou parar por aqui, pois a emoção toma conta deste que vos escreve.

Disco “Alucinação” https://www.youtube.com/watch?v=4ppq20oqW9c

Disco “Coração Selvagem” https://www.youtube.com/watch?v=dGzXuHr9uf0

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Crônicas e textos pessoais, Música, Observações do cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s