O significado das cores

2015-08-01 13.56.01

A gente vive um tempo bem esquisito. É um clima estranho, já mencionei isso anos atrás, mas parece que agora esse clima se acentuou, especialmente após a popularização das redes sociais, que serviu, mais do que qualquer outro meio, para revelar a(s) verdadeira(s) face(s) de algumas pessoas que eu julgava conhecer.

Ando numa rotina lotada, aulas em três turnos, essas coisas normais na vida de professor. E venho acompanhado um pouco de longe tudo o que vem acontecendo. Sabe quando você se torna uma pessoa muito conhecida e qualquer coisa que você opinar tem repercussão? Mais ou menos isso.

Ontem à tarde, um pouco mais aliviado de não ter entrado no grupo dos salários parcelados do “Sartorão da Massa Cheirosa”, fui ao mercado comprar algumas coisas. Ao procurar uma vaga pra estacionar, paro perto de um carro com o adesivo aí acima postado por mim.

“Meu país é verde e amarelo! Não é vermelho”

Isso é parte desse clima que ronda o ar, um ódio descabido associado a uma falta de informações precisas sobre os fatos.

Mas minha divagação sobre o adesivo em si é o fato de que muitas pessoas não se dão conta do significado da palavra “brasil”. Aquelas coisas de informações mal aplicadas pelos professores lá atrás, mas que ainda hoje vejo colegas que ainda saem com essa balela sobre as cores da nossa bandeira.

Bom, muitos não sabem, mas “brasil” é uma tonalidade de cor. Sim, cor brasil! Brasil, que vem de brasa, e vocês que fazem churrasco sabem que cor tem a brasa né? Sim, vermelho! Cor de brasa. Ou esqueceram das aulas sobre o pau-brasil? Que os portugueses vinham pra cá, faziam um escambo com os índios e levavam as toras pra usar o cerne de cor avermelhada como corante de tecidos. Ah, vocês lembraram agora?

Tá, mas por que nossa bandeira é verde amarela e não vermelha como o cara do adesivo acha?

Esqueçam aquela conversa que vocês tiveram na escola de que o verde é a floresta, o amarelo é o ouro, o azul é o céu e o branco são as estrelas. O pior é que tenho muitos colegas professores de História que ainda explicam desse modo…A real do verde e amarelo da nossa bandeira, a bem da verdade, vem das cores das duas casas reais que formaram o país, independente no ano de 1822. Sim, o Brasil como país só existe mesmo dessa data, antes disso éramos apenas um território colonial português.

O certo é que o verde da nossa bandeira é a cor da Casa de Bragança, família a qual pertencia Dom Pedro I. O losango amarelo representa a Casa dos Habsburgos, família de origem austríaca a qual pertencia Dona Leopoldina, a primeira esposa de Dom Pedro I (é um losango por representar uma mulher). Tá, mas e o azul e branco? Bueno, quando nos tornamos uma república, em 1889, decidiram manter o fundo verde e amarelo, e trocar o brasão imperial central por uma série de estrelas vistas no hemisfério sul e um lema positivista no centro, logicamente editado, pois o certo seria, baseado nos princípios de Comte, “Amor, Ordem e Progresso”. Vocês sabem o que está na nossa bandeira…

Tenho um colega, direitista esquizofrênico, que diz que esse papo das cores é coisa de marxista. Bom, pra ele qualquer coisa que não se enquadre no que ele pensa, é marxismo…

Fiz essa postagem pra ajudar alguns a entenderem o quanto a gente não sabe de muita coisa, nem eu sabia disso até pouco mais de 10 anos atrás…

E pra encerrar, não sou favorável a mexer na organização das cores de nossa bandeira, só acrescentaria no lema central, a palavra “amor” ao “ordem e progresso”. Que meigo ficaria, não? Mas acho que é o que realmente falta pra muita gente hoje… já diria aquela canção dos Beatles (banda que eu não curto muito): “All we need is love”…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Crônicas e textos pessoais, Informação, Observações do cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s