Analisando as questões de História dos PS 1 e 2 da UFSM 2013

Caramba, quase 14 meses sem postar nada neste blog. 14 meses não é o tempo que o Seu Madruga ficou devendo aluguel pro Seu Barriga?

Não importa, o importante é voltar a postar, aconteceu tanta coisa neste tempo, em breve prometo adicionar mais conteúdos por aqui.

O que tenho para ressuscitar este blog é uma análise que fiz sobre as Provas Seriadas 1 e 2 da UFSM deste ano, que foram realizadas no último final de semana. Neste ano trabalhei como professor no cursinho preparatório para estas provas no CEAP, com 1° e 2° ano do Ensino Médio. Uma experiência nova, mas é sempre bom saber que existem pessoas que acreditam em nosso potencial.

Chega de papo, vamos às análises. Analisei as questões de História do PS1 e do PS2. As análises foram direcionadas aos meus alunos do cursinho, mas achei interessante compartilhar aqui também. Os números são referente à ordem como elas foram posicionadas nas provas.

PS1

Questão Nº 03: fez referência às antigas civilizações da América, alternativa correta B.

Comentei na primeira aula sobre as plantações em terraços dos incas, e exatamente na alternativa B fazia menção aos terraços.

Questão Nº 24: fez referência às Civilizações Orientais da Antiguidade, alternativa correta C.

Achei esta questão fácil, mesmo sendo de várias alternativas, vamos analisar cada uma delas: o item I fazia referência à civilização indiana, surgida nas margens do rio Indo. A parte que fala sobre sistema de esgoto, construções elevadas e ruas em ângulo reto, tornou a questão um pouco difícil. O item II se autoelimina, quando menciona a Pérsia como pertencente ao Crescente Fértil. O item III é muito ridículo ao colocar o Egito como império guerreiro: citei várias vezes que vários povos dominaram os egípcios ao longo de sua existência, de que só faltava o Brasil dominar o Egito… Já no item IV entra tudo aquilo que trabalhei sobre as heranças deixadas pelos povos pertencentes a estas civilizações.

Questão Nº 42: Grécia Antiga, alternativa correta A

Uma questão muito boa, bem elaborada, como diria um ex-professor meu de Matemática. Mas não tem como marcar correto, quando fazemos referência à Grécia, a alternativa C, que falava sobre questões agrárias: não haviam muitas terras disponíveis na Grécia para a agricultura. Então a ágora e a acrópole se complementavam no ponto de vista de um cidadão grego. P.S: não esqueçamos que cidadãos, na Grécia, eram somente os homens livres filhos de pai e mãe atenienses…

Questão Nº 43: Idade Média, alternativa correta C.

Aqui foi uma falha minha não ter mencionado o Império Mongol, fundado pelo mítico Gêngis Khan, o qual, com sua expansão ao longo dos séculos XIII a XIV, reativou a antiga Rota da Seda da China Antiga. Mas mencionei a vocês que o conteúdo do PS1 era extenso mesmo, que poderia faltar alguma matéria, e infelizmente aconteceu…

Questão Nº 44: Roma, alternativa correta D, itens III e IV.

Essa de marginalizar os demais deuses em detrimento de um só é brincadeira (item I)… no item II não tinha como ser correta, já que o cristianismo só vai se tornar religião oficial do Império Romano no final do século IV. No item III, como eu disse pra vocês, os romanos copiaram os deuses gregos, só trocando o nome deles… e no IV falava sobre a abóbada. Mas por critério de eliminação, vocês deveriam relacionar este item ao item III como correto nas alternativas que haviam para marcar.

PS2

Questão Nº 01: questão que considero como interdisciplinar, pois faz referência a Biologia, mas que na parte de História, fez referência a Revolução Industrial, alternativa correta A.

Comentei com vocês que à medida em que foi comprovada que a causa de muitas mortes na Europa no período da Revolução Industrial, especialmente na Inglaterra, era a falta de saneamento e a poluição dos rios. Poderia ser até a letra D a correta, mas o problema de saúde pública atingia a todas as classes sociais. A alternativa E, fala sobre o Estado de Bem-Estar Social, mas esta ideologia só surgiu depois da Crise de 1929.

Questão N°02: As imigrações que surgiram como consequência aos processos de unificação da Alemanha e da Itália, alternativa correta B.

Mão de obra branca e livre! Na última aula citei o mito do branqueamento da população, o caso brasileiro, onde disse a vocês que 80% da população brasileira era composta por negros. A alternativa A fala sobre guerras mundiais, mas elas iniciam no fim de 1914, então não tinha como ser correta. Na D fala sobre cercamento, mas isto era política inglesa no século XVIII. Poderia ser a E, por causa das crises de superprodução do século XIX, mas as condições de trabalho na América neste período eram semelhantes àquelas que existiam na Europa antes do surgimento dos movimentos operários.

Questão N°06: Colonização da América Espanhola, alternativa correta C.

Questão que considerei fácil, havia mostrado a vocês em uma aula o declínio da população na América e as causas dela. Poderiam ser todas as alternativas corretas, mas não há como marcar correto o item III, pois os índios astecas trabalhavam de forma compulsória para os espanhóis, como já trabalhavam para seus antigos líderes astecas. E falar de tráfico de escravos índios para a metrópole é “muito zoeira”…

Questão N°27: Expansão do território dos EUA no século XIX, alternativa B

Assunto que abordei na última aula do PS. Eu sei que não abordei esse fato do consumo de álcool pelos indígenas dos EUA, mas as outras alternativas desta questão soam ridículas, levando em conta eu ter dito a vocês sobre como os índios foram sendo sistematicamente exterminados nos EUA e o fato de que a cultura hollywoodiana, em seus filmes, sempre inverteu os papéis, colocando os índios como vilões, sendo que sabemos hoje ser verdadeiro o inverso…

Questão N°32: Revoltas no Brasil Colônia e no Período Regencial, alternativa correta D.

Na questão havia a referência às várias revoltas ocorridas nestes dois períodos da História do Brasil, mas as que contavam com a participação massiva nos negros eram a Conjuração Baiana (que inclusive também caiu no PS2 de 2012) e a Revolta dos Malês. Apesar desta não constar nos slides que passei a vocês, fiz menção dela na aula, disse que poderia ser provável que caísse algo sobre ela.

Questão N° 35: Imperialismo, alternativa correta B.

Questão um tanto difícil, na minha opinião, mas a UFSM sempre elabora este tipo de questão. Vocês têm de fazer associação que os dois textos possuem. O primeiro é bem fácil de mencionar a exploração dos trabalhadores; já o segundo mostra um relato de um fato ocorrido na África no período do imperialismo europeu.

Questão N° 37: Movimentos operários na Europa do século XIX, dentro do contexto da Revolução Industrial, alternativa correta C.

Uma questão que entra num processo de eliminação de alternativas, levando em conta que os trabalhadores, mesmo após a elaboração de algumas leis a seu favor, necessitavam continuar mobilizados para terem suas condições de trabalho ainda melhores.

 That’s all, folks!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s