Derek Gardner, um gênio

A foto acima é de uma miniatura Hot Wheels, do modelo Tyrrel P34.

Sexta, dia 7, faleceu Derek Gardner, o criador deste carro, na década de 1970. Este modelo correu as temporadas de 1976 e 1977, conseguindo apenas uma vitória, com Jody Scheckter, em Anderstop, Suécia, em 1976. Pode-se afirmar que surpreendeu a muita gente este projeto, um pouco estranho até (lembra uma locomotiva), mas para a época, onde não existiam computadores para projetar um carro, foi considerado revolucionário.

Como na altura os carros tinham na frente rodas de 14 polegadas, Gardner julgava que colocando duas rodas de dez polegadas cada, a aderência seria maior e assim, o carro ganharia velocidade em curva e em consequência, vantagem sobre os seus adversários. O conceito era tão radical que a primeira vez que Garnder abordou Ken Tyrrell sobre esse assunto foi durante um vôo transatlântico, e somente após alguns copos de whisky…

Mostrado à imprensa no final de 1975, foi um carro radical e dividiu opiniões. Jody Scheckter detestava o carro, enquanto que Patrick Depailler adorava-o e desenvolveu-o exaustivamente no sentido de melhorar a sua performance. O desenvolvimento compensou com uma dobradinha no GP da Suécia de 1976, com o sul-africano a vencer, e o francês no segundo lugar. Ao longo de uma temporada e meia, conseguiu mais uma pole-position e três voltas mais rápidas, mas em 1977, o carro sofreu uma diminuição da sua performance, especialmente porque a Goodyear não queria fazer mais pneus de dez polegadas.

Quem quer mais vídeos deste carro, há disponível para download em http://www.projectp34.co.uk

Abraços a todos

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Crônicas e textos pessoais, Fórmula 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s