Considerações sobre o Congresso da UEE

Sexta e sábado passados estive em Porto Alegre participando do Congresso de Redemocratização da União Estadual dos Estudantes do RS, a UEE-RS.
Foi importante a necessidade de, em um momento tão crítico da vida política do nosso Estado, a entidade que representa os universitários do RS seja, de fato, dos universitários.
Participaram estudantes de várias partes do Estado, especialmente das universidades onde a AE, DS e UJS comandam DCEs.
Mas vamos ao que interessa: o que pude notar, apesar de toda mobilização das forças antes da plenária final, foi a de que participei de uma coisa armada, preestabelecida entre as forças presentes, para chegar a um consenso para decidir a direção da entidade. Para quem, como eu, participou de vários Congressos da UNE, onde a discussão comia solta dentre outras peleias, o Congresso da UEE parecia um jogo de comadres. Ficou definido que até a próxima eleição, que será em 2011, uma direção provisória com dois coordenadores, um da UCS (da DS) e o outro da Unicruz (UJS, no caso, o camarada Rodrigo).
Isso é bom pelo fato de as forças poderem se mobilizar para chegarem com mais força quando o próximo congresso acontecer, para daí termos um só presidente.
Ah, o PSOL não participou do Congresso. Continuam com a mania de dizer que "essa entidade não nos representa" típica de alguns movimentos trotskistas mais radicais. Isso deve ser pelo fato de serem nanicos no ME Universitário estadual (isso foi só uma provocação, não precisam levar a sério, os caras possuem vários DCEs em importantes universidades).
No mais, vida longa a essa nova UEE-RS, que consigam fazer com que a luta estudantil no RS aconteça de fato!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s