Brasão da Família Drago e um pouco da história deste sobrenome

  • Nome derivado de alcunha, uma família originária da nobreza de Castela existiu que o adotou por apelido, dela tendo, ao que parece, passado membros por diversas vezes a Portugal na pessoa de João Peres Drago, no tempo de D. Afonso V, rei de Portugal em 1438 (Sanches Baena, II 60), aqui se estabelecendo e tendo geração. DO ANTIGO Drago, o mesmo que dragão. Talvez proveniente da procissão do Corpo de Deus, no qual entrava um drago (Antenor Nascentes, II, 92). Sobrenome de uma família estabelecida, na segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro, à qual pertence Eugenia da Conceição Drago, casada em 1894, no Rio de Janeiro, com Pacifico Ferreira Barreto. Cristãos Novos: Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião cristã à partir de 1497. Em Pernambuco, registram-se Abhraram Drago, Ishac Franco Drago e Jacob Drago, todos signatários do estatuto da Congregação Tsur Israel, no Recife (PE), em 1648; Jacob Franco Drago, documentado em 1646, Moseh Drago, em 1653 e 1654; Simão Drago, em 1630, 1633, 1635, 1643 e 1645; e Simão Franco Drago, em 1645 e 1646. Na Bahia, registra-se Manuel Fernandes Drago, judaizante, por volta de 1634. E, ainda na Bahia, Rodrigo Álvares Drago, residente em Salvador (Wolff, Dic., I, 62).
  • Durante o reinado de El-Rei D. Afonso V passou a Portugal Juan Perez Drago. Mais tarde, veio para o nosso país Rui Drago, fidalgo de linhagem, pai de Manuel Drago, que teve a comenda de São Salvador de Souto, no termo de Guimarães, com geração que continuou o nome.

Armas

  • De vermelho, dois dragões de prata, armados e lampassados de azul, um sobre o outro. Timbre: um dos dragões do escudo (Sanches Baena, II, 60).
  • Heráldico; Um escudo em campo vermelho, dois dragões de prata passantes com as cabeças voltadas para traz, armados e sanguinho e postos em fugida.

Títulos, Morgados e Senhorios

 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Informação

2 Respostas para “Brasão da Família Drago e um pouco da história deste sobrenome

  1. não consigo ver o brasão 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s