Conceito de Neoliberalismo

Eu sou um sujeito apaixonado por História e tento colocar aqui neste Space, algumas coisas que aconteceram comigo nestes últimos tempos e também posto algumas coisas interessantes que acabo achando na Net ou trabalhos que já apresentei durante o meu curso.
Mas o que vou postar agora é um conceito de neoliberalismo que o professor Hilário Barbian nos passou durante uma de suas aulas de Formação e Desenvolvimento Brasileiro, em 2003.
E como este ano é ano eleitoral, é bom informar aos menos sabidos qual é a verdade sobre o Neoliberalismo, idéia muito defendida por Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, tremendo f.d.p que agrada a todos os grandes empresários por adotar esse tipo de medidas.
Bom, chega de papo, aí vi o texto.
 
"Conceito de Neoliberalismo: é uma doutrina que aparece a partir de 1980 e que prega com a eleição de Margareth Thatcher (1979) na Inglaterra e de Ronald Reagan nos EUA e que prega a retirada completa do Estado na economia e nas relações sociais, privilegiando a livre atuação do capital.
 
Essa doutrina que também tem o nome de Consenso de Washington, em função de uma reunião realizada em novembro de 1989 em Washington D.C., quando se reuniram integrantes do FMI, do Banco Mundial e economistas dos governos dos EUA e de países da América Latina para discutirem uma saída para a grave crise que os países, peincipalmente do Terceiro Mundo, estavam vivendo.
 
Como solução foi apontado que os governos deviam seguir uma cartilha onde era previsto a adoção das seguintes medidas:
1 – Abertura das economias dos países do 3o Mundo;
2 – Combate rigoroso à inflação (Plano Real – Brasil, e Plano Cavallo – Argentina);
3 – Pagamento em dia das dívidas interna e externa;
4 – Privatização das empresas estatais;
5 – Desregulamentação do mercado;
6 – Reformas na Constituição de cada país para que as leis se adequassem aos interesses do livre mercado;
7 – Flexibilização das leis do trabalho (retirar direitos dos trabalhadores);
 
Em síntese, o Neoliberalismo é uma doutrina que faz com que haja uma maior concentração de renda nas mãos dos já ricos e em detrimento dos trabalhadores que passam a ter uma vida de qualidade cada vez pior.
 
Como conseqüência da aplicação da doutrina neoliberal, têm-se um enorme endividamento interno e externo dos países, falta de crescimento das economias que não ultrapassa os 2% do PIB, concentração de terras e de rendas nas camadas mais privilegiadas, estabelecimento de juros altíssimos (26,5% da taxa SELIC), enorme desemprego (14 milhões no Brasil), enorme arrocho salarial, desmantelamento das políticas públicas que beneficiavam o povo, aumento vertiginoso da violência, principalmente nas grandes cidades, incremento substancial do narcotráfico(como forma de ocupação de muitas pessoas em virtude do não-crescimento da economia).
 
No entanto, a continuidade desenfreada do chamado livre-mercado preconizado pelo Neoliberalismo está levando o mundo a uma grande crise de proporções inimagináveis. O próprio sistema neoliberal está se condenando a si mesmo. A tarefa da reconstrução do mundo e da distribuição de renda e dos bens da civilização está a cargo das gerações que hoje estão em torno dos 20 aos 30 anos.
 
A solução da crise está na volta da intervenção do Estado na economia e nas relações sociais com a finalidade de novamente fazer crescer a economia, distribuir a renda através de salários dignos e enfim proporcionar uma qualidade de vida melhor a todas as pessoas."
 
Bom, o desafio está lançado… Agora é com a gente!!!
 
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s