Outra vez, a camisa 17

Domingo, 9 de abril de 2006. Gre-Nal 365, Estádio Beira-Rio, segundo jogo da decisão do Campeonato Gaúcho. Nas arquibancadas, 51 mil colorados contra 6 mil gremistas. Em campo, Marcelo Grohe, Patrício, Evaldo, Pereira, Escalona, Jeovânio, Lucas, Marcelo Costa, Ramon, Wellington e Ricardinho pelo lado do Grêmio e Clemer, Ceará, Bolívar, Ediglê, Rubens Cardoso, Fabinho, Tinga, Mossoró, Iarley, Michel e Fernandão pelo lado do Inter. O Rio Grande do Sul parou para assistir a este clássico.
 
E eu, como não podia deixar de ser, acompanhando pela TV esta decisão. Só que desta vez estou mais calmo do que quando da final da Série B contra o Náutico ano passado, quando assisti o jogo num bar em Alvorada. Desta vez estou em Catuípe, na casa da minha namorada, assistindo na sala da casa dela.
 
Em decisões, sempre fico nervoso, mas nessa decisão, minha namorada(gremista) me deixou mais calmo, mas mesmo assim eu insistia em suar frio por causa deste jogo, que começou equilibrado, com as duas equipes se estudando em campo. No primeiro tempo, o Grêmio perde duas chances, uma com Lucas, que Bolívar salva quase em cima da linha e outra com Ricardinho, que Clemer toca para escanteio. O Inter também tem duas chances, uma não muito perigosa com Fernandão, que Marcelo Grohe defende tranquila e outra que o mesmo Marcelo defenderia mais tarde, um chute à queima-roupa de Mossoró. Bom, primeiro tempo acaba mesmo em 0 a 0.
 
Intervalo. Hora de sair tomar um ar e se preparar para os 45 minutos finais.
 
Vem o segundo tempo e o jogo começa a se agitar. Aos 10 minutos, minha sogra(que é colorada) senta-se junto a nós para assistir ao jogo. Dois minutos depois, o Inter troca passes na área do Grêmio até a bola chegar aos pés de Fernandão, que chuta cruzado, sem chance para Marcelo Grohe, fazendo 1 a 0 pro Inter (Que liga da minha sogra!!!). Logo depois disso, ela sai da sala e ficamos minha namorada e eu assistindo ao jogo.
 
O gol que o Inter marca me causa um efeito contrário: ao invés de ficar mais nervoso, ele me acalma. Me deixou mais ciente de que o resultado iria se alterar ainda. Logo após o gol, Mano Menezes, técnico do Grêmio, saca Ramon e coloca Pedro Júnior, com a camisa 17 em campo. A previsão que eu havia feito na quarta-feira anterior ao jogo vai se concretizar…
 
Eu havia previsto que o Grêmio ia ser campeão com um empate em 1 a 1, com um gol do Pedro Júnior, o mesmo que algumas semanas antes, havia errado um pênalti, o que acabaria culminando com a eliminação na Copa do Brasil pelo 15 de Novembro de Campo Bom, em pleno Olímpico.
 
33 minutos do segundo tempo. Pedro Júnior sofre falta próximo da área colorada. A barreira se arma. Marcelo Costa vai para a cobrança, cruza na pequena área e Pedro Júnio, com a camisa 17, a mesma que Ânderson usara para fazer o gol do título da Segundona contra o Náutico, desvia de nuca a bola para o fundo das redes, empatando em 1 a 1 o Gre-Nal.
 
O Gigante da Beira-Rio se transforma num Estádio dos Aflitos. 50 mil colorados se calam, enquanto a minúscula torcida gremista comemora eufórica o empate que, pelo critério do gol qualificado, dá o título ao Grêmio, quebrando com uma seqüência de quatro títulos estaduais seguidos do Inter.
 
Os 15 minutos finais me deixam nervoso novamente, o que acaba contagiando também a minha namorada. Mas vem o apito final aos 48 minutos e o Grêmio, time apontado como zebra, muito inferior em termos de qualidade ao Inter e que não ganhava um título estadual desde 2001, é o CAMPEÃO GAÚCHO DE 2006!!!!!!!
 
É… gremista sofre, mas no fim das contas, tudo fica bem.
 
Italo Drago
Deixe um comentário

Arquivado em Jogos

Deixe um comentário

