Grêmio, tu ainda me mata de enfarte!!!! Parabéns!!

No momento, escrevo para vocês com a voz ainda rouca…
 
Nunca achei que uma decisão fosse me deixar tão aflito quanto a de sábado, 26 e novembro de 2005.
 
Quatro horas da tarde, hora marcada para começar a mais importante partida do Grêmio na temporada, GrêmioXNáutico, Estádio dos Aflitos, Recife-PE.
 
Neste momento, eu estava em Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre, participando como observador da Etapa Estadual do 36° Congresso da UBES, de uma palestra sobre Educação. Enquanto ouvia opiniões totalmente furadas de alguns trotskistas de uma "tese" do PSOL, perguntava para uma pessoa do meu lado que horas eram. Ela me disse que faltavam 10 minutos para as 5 da tarde.
 
Nessa hora, levantei do debate e fui em direção ao alojamento, onde encontrei alguém cujo nome não lembro escutando o jogo da Grêmio no rádio. O jogo estava nos acréscimos do primeiro tempo e o Náutico já havia perdido um pênalti. Logo, o primeiro tempo acaba.
 
Saio do alojamento e encontro um amigo de longa data de Porto Alegre, gremista que nem eu, o convido para irmos assitir o jogo em algum bar próximo, mas ele não podia ir naquela hora. Decido procurar sozinho algum bar e, dobrando uma esquina seguinte acho um bar onde está para começar o segundo tempo do jogo. Lá encontro alguns integrantes da minha delegação e mais alguns adversários de outras teses do Congresso, também angustiados com o resultado. Nisso fico sabendo que o Santa Cruz está vencendo a Portuguesa e se classificando e conquistando o título da Segundona também.
 
Bom, o 2° tempo começa e o Grêmio não joga muito bem, mas sem ser muito ameaçado pelo Náutico. Aos 16 minutos, Anderson entra em campo e o Grêmio parece que muda um pouco seu futebol. Só que aos 29 o juiz expulsa o Escalona que já tinha um amarelo. Pensei: "Puta merda! Agora sim, fudeu…". Mais alguns minutos e o Galatto faz um pênalti que o juiz não marca. Mas o pior ainda estaria por vir…
 
Aos 33, o juiz marca toque de mão na área: outro pênalti!!!! Só que dessa vez não era, a bola bate no braço do jogador Nunes. Só que o tricolor perde a cabeça e parte pra cima do árbitro e rola uma confusão geral. Nisso, os colorados presentes no bar, mais o dono do bar, que também era colorado, começam a tirar sarro da nossa cara. Eu estava meio indeciso do que fazer aquela hora, mas não me levantei em nenhum instante. Mais de 20 minutos de paralisação, mais 3 jogadores expulsos, o Grêmio com 7 jogadores em campo, o lateral Ademar, do Náutico, vai para a cobrança. Pensei: "É agora…" De repente: GALATTO defende a segunda cobrança e a bola vai pra escanteio. O bar quase vem abaixo nessa hora.
 
Na cobrança do escanteio, a zaga rebate e Anderson avança para a área do Náutico, até ser parado pelo zagueiro que, como já tinha amarelo, também é expulso. Nessa hora eu ainda comemorava a expulsão dele quando vejo o Anderson passando por dois defensores, entrar na pequena área e fazer o gol.
 
GOOOOOOOLLLLLLLLLLL!!!!! AAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!! Cadeiras e garrafas voavam no bar, o Ângelo, que havia chegado durante o segundo tempo tem que se agarrar numa mesa de jogo de azar pra não desmaiar, eu corro pra fora do bar e começo a gritar sem parar. AAAAAHHHHHHHHHHHH!!!!! GRÊMIOOOOOOOO!!!!!!! GRÊMIOOOOOOO!!!!!!!!
 
Mais de dois minutos sem parar de gritar… volto pro bar e espero até o apito final. Grêmio campeão da Segundona. Um título épico, uma conquista histórica e inesperada. Gritei mais ainda e saí direto do bar pra Marcha que estava organizada pela UBES pra depois do jogo. No caminho muitos gremistas comemorando, e eu gritava cada vez mais, além de beber pra comemorar esse feito que jamais será esquecido por mim.
 
Bom, isso foi sábado, hoje já é segunda-feira e minha voz ainda não voltou.
Mas isso não importa, o que importa é que gastei ela por uma grande paixão da minha vida.
 
Bom, a vida segue e isso que aconteceu sábado me dá mais esperança para acreditar que nem tudo está perdido, que sempre haverá estrelas atrás das nuvens.
 
Até
 
Italo Drago – gremista até o fim da vida
Deixe um comentário

Arquivado em Jogos

Deixe um comentário

