Diario de Bordo, EGEH 2005, Caxias do Sul, a volta…

Terça feira, 15 de novembro de 2005, feriado nacional.

Os cinco bravos guerreiros de Ijuí, Italo, Nilo, Leonisa, Mauren e Ricardo (Dinho) acordam cedo na Escola Presidente Vargas em Caxias do Sul e começam a arrumar as malas e enrolarem os colchões para mais tarde levarem à transportadora, já que todas as coisas não cabem em um Palio com cinco pessoas dentro. Italo e Nilo ficam encarregados de fazerem esta logística; feito isso, estacionam em um posto de combustível, onde completam o tanque e calibram os pneus da Charanga do Mal.

Às 13 horas, os cinco bravos guerreiros vão almoçar e após terem feito isso, fazem as despedidas dos outros participantes do Encontro e às 14 horas embarcam na sua viagem de retorno a Ijuí. Nilo e Italo nos bancos da frente, Mauren, Leonisa e Dinho no banco de trás, um dia muito quente, mas lá vão eles em seu retorno para casa, sem imaginar sequer o que lhes estava esperando. Logo na saída erram a saída de Caxias, mas a tempo de corrigirem o erro. Isso tornaria a acontecer outra vez nas proximidades de Garibaldi. Pegam a Rota do Sol e dobram para Coronel Pilar. Até essa cidade, tudo asfaltado. Mas daí começa o trecho de estrada de chão serra abaixo, paisagens de tirar o fôlego e muita poeira até chegarem na cidade de Roca Sales. Bom, de Roca Sales a Encantado uma viagem tranqüila, até chegarem na chamada região da erva-mate. Mas ao aproximarem-se da cidade de Anta Gorda, Leonisa começa a ouvir um barulho estranho próximo da roda traseira direita do carro e o mesmo começa a perder força nas subidas. Italo começa a afirmar que isso seria problema no filtro de combustível, o que não é levado muito em conta.

Chegando em Doutor Ricardo com o carro debilitado, Dinho não resiste e pede para que parem o carro e batam uma foto sua na entrada da cidade e começa a gabar-se para os outros de que eles jamais encontrarão uma cidade com o nome de Dr. Nilo ou Dr. Italo. Seguindo viagem, o carro começa a perder mais força ainda, chegando ao ponto de ter de fazer uma subida em primeira marcha 20 km/h. Nisso, Italo e Nilo descem do carro e começam a empurrá-lo, sendo também ajudados por Dinho, Mauren(que ao descer do carro em movimento, tropeça e cai) e Leonisa(que também quase cai). Logo, pára uma Belina de um gaiteiro e nos oferece ajuda. Quinze minutos depois, ele volta trazendo uma corda para puxar o carro(a Belina chacoalhava toda nas subidas) até Arvorezinha, mais ou menos 20 quilômetros de inde o carro enguiçou de vez. Chegando nessa cidade aproximadamente às 18 horas, são puxados até a oficina de um mecânico chamado Guido. Horas depois, o carro está pronto: era realmente o filtro de combustível entupido como Italo havia falado. Deram R$20 ao gaiteiro e mais R$40 na manutenção.

Segue viagem.

No trecho entre Arvorezinha e Soledade, todo ele de estrada de chão, mas em processo inicial de asfaltamento(RS 322), passam por um rio com algumas corredeiras e decidem parar o carro, descer a ponte e banharem-se um pouco. Dinho e Nilo entram mais adiante no rio e Italo dobra as calças até os joelhos e também entra. As meninas ficam mais nas pedras e nisso, Leonisa perde o chinelo e o Italo tem que sair atrás dele para o rio não leva-lo abaixo e acaba molhando quase toda a claça, mas consegue resgatar o chinelo. Para não pagarem pedágio, os cinco bravos guerreiros de Ijuí pegam um desvio antes de Soledade, parando ao anoitecer nesta mesma cidade para irem ao banheiro, comerem alguma coisa e pegar umas cervejas para poderem seguir viagem. Passam por Espumoso, Tapera, Selbach e, ao chegarem em Colorado, decidem parar para comprar um conhaque e uma guaraná. Param em frante à prefeitura e começam a conversar com algumas pessoas que estavam por lá. Nilo começa a trovar uma menininha e na hora de irem embora(23:00), quase dá um beijo nela.

Nisso, a bebida já tinha acabado há algum tempo e na hora de acharem a saída de Colorado acabam pegando novamente estrada de chão (…) Começaria aí o grande susto do pessoal: eles não encontram a saída para o asfalto e acabam entrando em várias encruzilhadas, ora dobrando para a esquerda, ora dobrando para a direita, o nervosismo começa a bater neles e numa dessas encruzilhadas, dobram à esquerda numa pista muito estreita e o carro cai numa valeta do lado direito a uns 40 km/h. O carro fica com duas rodas na terra e duas no ar. Todos saem do carro e se dão conta do tamanho do susto. Até tentam tirar o carro valeta, sem sucesso, e Nilo e Leonisa saem atrás de ajuda(isso era meia-noite). Italo, Dinho e Mauren ficam juntos ao carro e Mauren entra em pânico (estava meio embriagada) e começa a ligar para casa e para seu namorado, logo sendo acalmada por Dinho. Alguns minutos depois, Nilo volta com dois senhores e um trator para tirar o carro da valeta, sendo retirados com bastante facilidade até.

A viagem segue e a 1:30 da manhã eles chegam na BR 285 antes de Saldanha Marinho, só daí se dando conta de terem saído 8 quilômetros depois da saída asfaltada que deveriam ter pego em Colorado. Param em um posto de gasolina para irem ao banheiro e após isso, Italo pega o volante do Palio, já que Nilo está muito cansado e dirige até a casa de Leonisa, em Panambi. Nisso, todo mundo já está bem calmo e após deixarem Leonisa em casa, Nilo retoma o volante e guia o carro até Ijuí. Neste caminho, Mauren e Dinho dormem no banco de trás, enquanto Nilo e Italo conversam na frente para não dormirem. Às 3:30 da manhã, após 13 horas de viagem, Italo é deixado em casa e minha parte termina por aqui. Sem dúvida, uma aventura e tanto, que jamais será esquecida por quem a viveu.

Italo Drago

Um dos envolvidos nessa História

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Viagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s